Se você acabou de maratonar a segunda temporada de Mashle: Magia e Músculos e tá com aquele vazio pós-anime, temos a solução: o mangá! A adaptação da A-1 Pictures cobriu 24 episódios (duas temporadas) e parou exatamente no capítulo 74. Ou seja, para continuar a saga do Mash Burnedead e seus bíceps mágicos, é só pegar o mangá a partir do capítulo 75!
Curiosidade quente: O mangá de Mashle começou em 2020 e encerrou em 2023 com 162 capítulos – ou seja, o anime ainda tem pano pra manga (literalmente).
O que vem a seguir no mangá? O arco mais caótico!

O capítulo 75 marca o início do Arco do Exame Final do Visionário Divino (ou Tri-Magic-Athalon), onde Mash e seus amigos (Lance, Finn e Lemon) precisam enfrentar uma série de provas mortais para se tornarem Visionários Divinos. Prepare-se para:
- Batalhas ridículas (como só Mashle sabe fazer);
- Revelações bombásticas sobre o passado do mundo mágico;
- E, claro, músculos vs. magia em escala épica.
Depois desse arco, a história entra no Arco Eclipse (o finalão), que vai até o capítulo 162 e envolve uma conspiração divina, inimigos OP e o destino do mundo nas mãos… do Mash.
A terceira temporada vai adaptar tudo?
A segunda temporada cobriu ~74 capítulos em 12 episódios. Se a terceira (já confirmada) seguir o mesmo ritmo, deve adaptar até o capítulo 110-115, deixando o restante para uma quarta temporada – que ainda não foi anunciada, mas é quase inevitável.
Atualização de hoje (2024): A produção da terceira temporada está a todo vapor, mas não há previsão de estreia. Enquanto isso, a dica é mergulhar no mangá, que já está completo e traduzido!
Mais: Muzan de Demon Slayer tem alguma conexão com Michael Jackson?
O anime vai mudar algo do mangá?
Até agora, a adaptação foi fiel às piadas e aos cortes musculares do mangá. Porém, há rumores de que a terceira temporada pode incluir cenas extras para aprofundar personagens secundários (como Dot ou Margarette). Nada confirmado, mas a A-1 Pictures adora dar um temperinho a mais.
Vale a pena ler o mangá?
Se você ama:
- Humor absurdo (tipo One Punch Man com esteroides);
- Batalhas criativas (músculos > feitiços);
- Final fechadinho sem enrolação…
…então SIM! O mangá de Mashle é uma leitura rápida e viciante, perfeita pra quem quer ver Mash socando vilões enquanto come crepes.
Dica extra: O volume 16 do mangá (que inclui o início do Arco Eclipse) chegou ao Brasil em junho de 2024 pela Panini. Hora de atualizar a estante!